Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

🟠 Maio Laranja: Casos de estupro de vulnerável aumentam 21% em Mato Grosso entre 2023 e 2024

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Chico Ferreira
🟠 Maio Laranja: Casos de estupro de vulnerável aumentam 21% em Mato Grosso entre 2023 e 2024
Publicidade 12
Compartilhe!

Durante o mês do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, dados alarmantes revelam o agravamento desse cenário em Mato Grosso. O número de processos por estupro de vulnerável cresceu 21% no estado: saltou de 1.714 em 2023 para 2.082 em 2024. E só nos quatro primeiros meses de 2025, 627 novos casos já foram registrados.

As informações são do Painel Litígio Analítico da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ/MT), que aponta ainda as comarcas com mais processos envolvendo crianças e adolescentes este ano: Cuiabá (2.555), Rondonópolis (1.367), Várzea Grande (1.328), Sinop (1.105) e Primavera do Leste (603). Esses dados envolvem processos diversos, como medidas protetivas, atos infracionais e pedidos de proteção.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, a maioria das violências sexuais ocorre dentro de casa (73,7%), sendo que 46% dos casos são recorrentes. As principais vítimas são meninas adolescentes.

Diante do cenário, o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual promovem, nos dias 29 e 30 de maio, o 4º Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Tribunal de Justiça, em Cuiabá.

“Os números são graves e não podem ser ignorados. Nossas crianças continuam sendo vítimas de violência, muitas vezes dentro de casa. Este ciclo precisa ser rompido. O silêncio alimenta a violência”, declarou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, um dos organizadores do evento.

A programação do encontro inclui temas como violência sexual, escuta protegida, medidas socioeducativas e entrega voluntária, com o objetivo de fortalecer o compromisso institucional com a proteção da infância.

📞 Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 ou pelos canais do Conselho Tutelar e Ministério Público. A proteção da infância é responsabilidade de todos.

As inscrições estão abertas para participação presencial ou on-line pelo link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/263.
A participação é gratuita e aberta a magistrados, promotores, defensores, conselheiros tutelares, equipes técnicas e sociedade em geral interessada em debater o tema.
Leia mais sobre o assunto:
4º Encontro da Infância reúne especialistas para debater proteção a crianças e aos adolescentes
Judiciário e Ministério Público realizam 4º Encontro Estadual da Infância em Cuiabá

Fonte: Alcione dos Anjos/Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *