Polícia Civil deflagra Operação Falsarius e prende grupo suspeito de aplicar golpes em aposentados

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Poconé, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, a Operação Falsarius, cumprindo 13 ordens judiciais contra uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra aposentados e pensionistas. O prejuízo estimado às vítimas chega a R$ 300 mil.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e estelionato majorado contra idosos e pessoas vulneráveis.
O grupo se passava por uma falsa assessoria financeira, prometendo revisão de juros abusivos em empréstimos consignados. Com essa farsa, obtinha documentos pessoais e dados bancários das vítimas, realizava empréstimos fraudulentos em seus nomes e desviava os valores para contas digitais e chaves Pix.
Para manter a fraude, os criminosos repassavam pequenas quantias às vítimas, alegando ser devolução de juros, mas ficavam com a maior parte do dinheiro. Após isso, cortavam o contato.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e localizar novas vítimas.