Mulher trans é retirada de pizzaria após usar banheiro feminino em Feliz Natal; caso é investigado
Uma mulher trans de 39 anos foi convidada a se retirar de uma pizzaria após utilizar o banheiro feminino, no último sábado, 1º de novembro, em Feliz Natal. O caso é investigado pela Polícia Civil e tramita em segredo de Justiça.
O dono do estabelecimento foi levado à delegacia e autuado por discriminação de identidade de gênero, sendo liberado após audiência de custódia no domingo (2). Ele deverá cumprir medidas cautelares, como não manter contato com a vítima e comparecer a todos os atos do processo.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que o proprietário solicitou que ela deixasse o local sem pagar a conta, alegando que clientes teriam se incomodado com o uso do banheiro feminino. O comerciante, por sua vez, afirmou que a cliente já frequentava o local e utilizava o banheiro masculino, mas que desta vez houve reclamações de funcionários e clientes.
O Ministério Público do Estado (MP-MT) acompanha o caso.
A transfobia, discriminação por identidade de gênero, é crime no Brasil desde 2019, equiparado ao crime de racismo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Por Rogério Júnior, g1 MT.


