Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Civil deflagra Operação Domínio Fantasma contra esquema milionário de fraudes eletrônicas em Mato Grosso

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Polícia Civil deflagra Operação Domínio Fantasma contra esquema milionário de fraudes eletrônicas em Mato Grosso
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, a Operação Domínio Fantasma, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso milionário envolvido em fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada.

Foram cumpridas 33 ordens judiciais nas cidades de Cuiabá e Sorriso, incluindo um mandado de prisão preventiva contra o mentor do grupo, sete buscas e apreensões, duas medidas cautelares diversas de prisão, sequestro de valores que somam R$ 5 milhões, além de bloqueio de imóveis e veículos de luxo.

O principal alvo é um contador, apontado como o responsável por criar centenas de CNPJs falsos para aplicar golpes em sites de e-commerce em todo o país. Ele responderá por associação criminosa, fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e crime contra a relação de consumo.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), revelaram que o suspeito abriu 310 empresas entre 2020 e 2024, muitas registradas em um único endereço em Cuiabá. Os CNPJs, criados em nome de “laranjas”, eram usados para montar lojas virtuais falsas, que atraíam vítimas por meio de anúncios pagos nas redes sociais.

Os consumidores faziam as compras, pagavam via Pix ou cartão, mas nunca recebiam os produtos. Em alguns casos, os criminosos chegaram a clonar sites de marcas conhecidas para aplicar os golpes.

A operação contou com apoio da Deccor, Defaz, Decon, Core, Politec e Sefaz, sob coordenação da Cecor.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 197 ou 181.

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.
Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *