Polícia Civil deflagra Operação Helena contra facção criminosa em Marcelândia
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira, 11 de novembro, a Operação Helena, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa atuante em Marcelândia. A ação cumpre 40 ordens judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva, três temporárias e 16 de busca e apreensão domiciliar, além da quebra de sigilos telefônicos dos investigados.
Os alvos são suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, tortura e outros crimes na região. As investigações, conduzidas pela Delegacia de Marcelândia desde 2024, resultaram nas medidas autorizadas pela 5ª Vara Criminal de Sinop.
Segundo o delegado Emerson Marques Lima, a operação reforça o compromisso da instituição no combate ao crime organizado em todo o estado. Até o momento, 16 pessoas foram presas.
A ação contou com 55 policiais civis das delegacias da Regional de Guarantã do Norte, (Marcelândia, Itaúba, Terra Nova do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte), com apoio das Delegacias de Colíder e Cláudia, além de apoio aéreo do Ciopaer, da Polícia Militar e dos cães farejadores da Polícia Penal.
A operação recebeu o nome “Helena” em homenagem à delegada Helena Yloise de Miranda, que dedicou 42 anos à Polícia Civil e foi titular da Delegacia de Marcelândia por mais de uma década. Ela faleceu em 31 de outubro, aos 69 anos.
Denúncias podem ser feitas pelos números 197 ou 181.


