Polícia Civil deflagra Operação Tereza de Benguela contra violência doméstica em Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, a Operação Tereza de Benguela para cumprir nove ordens judiciais contra homens investigados por violência doméstica e familiar. Oito mandados foram cumpridos em Cuiabá e um no Distrito de Nossa Senhora da Guia.
A ação, conduzida pela Coordenadoria de Combate à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis e pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, inclui seis mandados de busca e apreensão domiciliar e três de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara de Violência Doméstica da capital.
A operação ocorre às vésperas do Dia da Consciência Negra e marca o início da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, reforçando o compromisso da Polícia Civil em combater a violência de gênero e conscientizar a população sobre os diversos tipos de agressões sofridas por meninas e mulheres.
O nome da operação homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII que governou o Quilombo do Quariterê, em território mato-grossense, por mais de 20 anos, organizando a política, a economia e a defesa da comunidade.
Denúncias podem ser feitas pelos números 197 e 181.





