PF faz operação em Cuiabá contra rede de abuso sexual infantil
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 13 de janeiro, uma operação em Cuiabá para combater o armazenamento e a distribuição de material de abuso sexual infantojuvenil. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, com a apreensão de aparelhos celulares.
A operação é um desdobramento da Operação Gardien, iniciada em São Paulo, que identificou um grupo responsável por compartilhar arquivos ilegais por meio de aplicativos de mensagens. As investigações apontaram a participação de um suspeito residente em Cuiabá, o que levou à ação da PF no município.
O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Polícia Federal reforçou ainda o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar crianças e adolescentes no ambiente virtual, destacando que a prevenção e o diálogo são fundamentais para evitar situações de violência e exploração sexual.





