Mato Grosso: Politec bate recorde histórico e emite mais de 75 mil laudos periciais em 2025
A Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (Politec) encerrou o ano de 2025 com a emissão de 75.568 laudos periciais, o maior volume já registrado na história da instituição. O número evidencia o fortalecimento do trabalho técnico-científico em apoio às investigações criminais e ao sistema de Justiça.
De acordo com dados do Anuário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a produção pericial apresentou crescimento contínuo nos últimos anos, passando de 64.814 laudos em 2023 para 67.513 em 2024, até alcançar o recorde em 2025. O aumento reflete a maior demanda por exames periciais em todo o Estado.
Segundo a direção da Politec, os laudos têm papel fundamental na elucidação de crimes, no andamento de inquéritos e processos judiciais, garantindo segurança jurídica e contribuindo para o combate à impunidade. O avanço foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento das perícias de Computação Forense, Meio Ambiente e Veicular.
Atualmente, a Politec conta com 676 profissionais da área finalística, entre peritos criminais, médicos-legistas, odonto-legistas, papiloscopistas e técnicos de necropsia, responsáveis por atender ocorrências em todo Mato Grosso.





