Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Operação Telum apreende 20 armas e desmonta arsenal ilegal em Rondonópolis

Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT
Operação Telum apreende 20 armas e desmonta arsenal ilegal em Rondonópolis
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil apreendeu 20 armas de fogo durante a Operação Telum, deflagrada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, no município de Rondonópolis.  A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois deles no Assentamento Carimã, na zona rural da cidade.

A operação resultou na prisão em flagrante de um homem de 46 anos pelo crime de posse ilegal de munição de uso restrito. Ao todo, foram apreendidos sete revólveres, dez armas longas e três pistolas, além de grande quantidade de munições e equipamentos utilizados na fabricação e recarga de projéteis.

Investigação

As investigações tiveram início após a circulação de um vídeo entre moradores do assentamento, no qual homens armados apareciam tentando intimidar a população local. Nas imagens, três indivíduos exibem armas de fogo, incluindo armas longas e curtas. Denúncias apontaram que os suspeitos seriam moradores da região e que costumavam circular armados, gerando medo e insegurança na comunidade.

Com base nas informações levantadas, a Polícia Civil representou judicialmente pelos mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça.

Cumprimento dos mandados

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais localizaram, em um dos endereços, dois cofres instalados em um cômodo utilizado como escritório. No interior, havia diversas armas de fogo, munições de vários calibres e insumos para recarga.

Em outro ponto da operação, foi encontrado um ambiente estruturado exclusivamente para a recarga de munições, equipado com máquinas específicas, pólvora, espoletas, projéteis e armas de fogo. Segundo a investigação, esse local teria sido onde o vídeo que originou a apuração foi gravado, aparecendo o homem preso em flagrante.

Entre os itens apreendidos estão um rifle CBC 7022 calibre .22, com carregador e mira red dot, dois revólveres Taurus calibre .38, uma carabina calibre 44-40, uma carabina de pressão, um binóculo com visão noturna, além de caixas com projéteis, chumbos e outros insumos.

A Polícia Civil destacou que ações como a Operação Telum são fundamentais para retirar armas ilegais de circulação, garantir a segurança da população e preservar a ordem pública, especialmente em áreas rurais.

O nome da operação, “Telum”, tem origem latina e significa “arma”, fazendo referência direta ao foco da investigação.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *