Alistamento militar já está aberto e pode ser feito online até 30 de junho
O alistamento militar obrigatório já começou e segue aberto até 30 de junho de 2026. Devem se inscrever os jovens do sexo masculino que completam 18 anos neste ano, ou seja, os nascidos em 2008. O procedimento é gratuito e pode ser feito totalmente pela internet, sem necessidade de ir à Junta de Serviço Militar.
Segundo a secretária da Junta de Serviço Militar, Fernanda Nabarrete, mesmo quem ainda vai completar 18 anos ao longo do ano deve realizar a inscrição dentro do prazo. Quem não se alistar até a data limite ficará em situação irregular, sendo obrigado a comparecer presencialmente à Junta e a pagar multa.
Fernanda alerta ainda para tentativas de golpe. “O alistamento é totalmente gratuito. Qualquer cobrança é fraude. A inscrição deve ser feita apenas pelo site oficial do Exército”, reforça. O endereço correto é alistamento.eb.mil.br.
O Serviço Militar é obrigatório por lei e quem não estiver em dia pode enfrentar diversas restrições, como impedimento para tirar passaporte, assumir cargos públicos, se matricular em instituições de ensino, participar de concursos públicos e obter documentos profissionais.
Além do alistamento masculino obrigatório, também existe o alistamento feminino, que é opcional, destinado às jovens que completam 18 anos em 2026. As vagas dependem da disponibilidade do Exército em cada município.
A orientação é não deixar a inscrição para a última hora. Em caso de dúvidas, os jovens podem procurar a Junta de Serviço Militar da cidade.





