Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Mais de 15 mil armas ilegais são retiradas das ruas em MT e facções perdem poder de fogo

Fonte: Alecy Alves | Sesp-MT/ Foto por Christiano Antonucci - Secom MT
Mais de 15 mil armas ilegais são retiradas das ruas em MT e facções perdem poder de fogo
Publicidade 12
Compartilhe!

Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2025, as forças de segurança de Mato Grosso retiraram de circulação 15.350 armas de fogo ilegais, muitas delas ligadas diretamente a práticas criminosas.

Do total apreendido, 6.225 armas, o equivalente a 41%, são de grosso calibre, como fuzis, rifles, carabinas, espingardas e submetralhadoras, armamentos de uso restrito que estavam nas mãos de facções criminosas. Os números refletem uma estratégia contínua de enfraquecimento do poder bélico do crime organizado no Estado.

Paralelamente às apreensões, o Governo promoveu a modernização do armamento policial. Foram adquiridas 15.020 pistolas Glock, modelo utilizado por forças nacionais e internacionais, como a Polícia Federal e o FBI. As novas pistolas substituíram os antigos revólveres calibre 38 e foram distribuídas individualmente aos policiais.

Além disso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública reforçou as ações especializadas com a entrega de 2.830 armas longas, entre fuzis, espingardas e carabinas, ampliando a capacidade de resposta no enfrentamento às facções.

Segundo o secretário Roveri, o investimento garante mais eficiência e segurança nas operações, tanto no patrulhamento preventivo quanto nas ações diretas contra o crime organizado. Ele destacou ainda que o trabalho de apreensão é permanente, evitando que armas ilegais sejam utilizadas em crimes.

Grandes operações

Entre as ações de destaque está uma operação conjunta do Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e da Polícia Militar realizada em setembro de 2025, em Pontes e Lacerda. Na ocasião, foram apreendidas oito armas de alto poder de fogo, 230 munições e 920 tabletes de drogas, entre cocaína, pasta base e supermaconha. O prejuízo estimado às facções criminosas foi de R$ 8,4 milhões.

Em outra grande apreensão, em agosto de 2023, no bairro Novo Mundo, em Várzea Grande, a Polícia Militar prendeu três integrantes de facção criminosa e recolheu 31 armas, incluindo fuzis, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *