Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Bombeiros combatem incêndios florestais em Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Pantanal e Cuiabá

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Michel Alvim - SECOM MT
Bombeiros combatem incêndios florestais em Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Pantanal e Cuiabá
Publicidade 12
Compartilhe!

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães na última segunda-feira, 08 de julho. O combate ao fogo continua em outras regiões críticas, como Poconé, Cáceres e Cuiabá.

O incêndio extinto em Chapada dos Guimarães estava em uma fazenda na região do distrito de Água Fria. As equipes foram enviadas na tarde do último domingo, 07 de julho, e conseguiram extinguir o fogo na manhã da última segunda-feira.

No Pantanal, o combate a um incêndio entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê continua. O terreno de difícil acesso exigiu o uso de um helicóptero para transportar os militares e um avião para despejar água sobre as chamas.

Em Cáceres, os bombeiros combatem um incêndio em Porto Conceição, às margens do Rio Paraguai. Em Poconé, na Fazenda Cambarazinho, o incêndio está em processo de rescaldo para evitar reignição.

Em Cuiabá, no Morro São Jerônimo, as equipes continuam trabalhando para controlar o fogo.

No Pantanal, atuam 36 bombeiros, além de sete servidores do Ciopaer e Ciosp, oito servidores da Sinfra e cinco servidores da Defesa Civil do Estado. Este efetivo é apoiado por um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões autotanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá carregadeira e um trator. Participam também brigadistas do ICMBio e Ibama, além de integrantes do Exército Brasileiro, Força Nacional, Marinha do Brasil e DNIT.

Em Cuiabá, são quatro militares do Corpo de Bombeiros em ação.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora todos os incêndios florestais do Estado via satélite para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar facilitam a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita que a população colabore e respeite o período proibitivo. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

Até agora, o Corpo de Bombeiros extinguiu seis incêndios florestais em Mato Grosso: três em Cuiabá e três em Chapada dos Guimarães.

Na última segunda-feira, foram registrados 79 focos de calor em Mato Grosso, conforme a última checagem às 17h20 pelo Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 52 estão na Amazônia, 22 no Cerrado e cinco no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante lembrar que um foco de calor isolado não necessariamente representa um incêndio florestal, mas um incêndio florestal pode ser identificado pelo acúmulo de focos de calor.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *