Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 18 incêndios florestais enquanto dois são extintos

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: CBMMT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 18 incêndios florestais enquanto dois são extintos
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última quarta-feira, 14 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso segue na linha de frente do combate aos incêndios florestais no estado. Ao todo, 123 bombeiros estão envolvidos na operação, utilizando três aviões, um helicóptero, 40 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos. Dos incêndios florestais, dois foram extintos na última terça-feira, 13 de agosto, na Fazenda Floresta Negra, em Canarana, e próximo ao Grupo de Artilharia de Campanha, em Rondonópolis.

Os bombeiros atuam em diversas frentes no Pantanal, com 59 militares distribuídos entre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; além de áreas na divisa com a Bolívia e Porto Conceição, em Cáceres. Nesses locais, contam com três aviões, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.

O combate ao fogo também é intensificado por equipes de apoio compostas por funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), membros da Defesa Civil, brigadistas do ICMBio e Ibama, além de militares do Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil.

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, brigadistas do ICMBio e Ibama atuam na contenção de um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

Já no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros combatem incêndios, enquanto em Cuiabá, 12 militares atuam nas proximidades da MT-351, conhecida como Estrada do Manso, e na região da Serra São Vicente.

Além dessas áreas, 39 bombeiros se mobilizam para conter focos de incêndio em diferentes regiões, como a Fazenda Santa Lúcia, em Barão de Melgaço, e a Fazenda Batovi, em Tesouro.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora diversos focos de incêndio em todo o estado, incluindo regiões como a Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e a Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. Nesses locais, o Corpo de Bombeiros aguarda autorização da Funai para iniciar as operações de combate.

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, os bombeiros já extinguiram 55 incêndios florestais em várias localidades de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sorriso e Rondonópolis.

Na última checagem realizada nesta quarta-feira, foram registrados 726 focos de calor no estado, segundo o Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 347 focos estão na Amazônia, 276 no Cerrado e 103 no Pantanal.

O Corpo de Bombeiros ressalta que a população deve colaborar, respeitando o período proibitivo de uso do fogo, e orienta que qualquer indício de incêndio seja denunciado imediatamente pelos números 193 ou 190.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *