Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Federal deflagra Operação Rustius para investigar arrecadação irregular em campanha eleitoral em Sorriso 

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: PF-MT
Polícia Federal deflagra Operação Rustius para investigar arrecadação irregular em campanha eleitoral em Sorriso 
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a Operação Rustius, com o objetivo de investigar a arrecadação de verbas irregulares na campanha eleitoral de um candidato a prefeito de Sorriso–MT nas eleições municipais. A operação acontece nas cidades de Sorriso e Cuiabá e visa combater práticas ilícitas relacionadas ao financiamento de campanhas eleitorais.

Policiais federais estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar pessoal, que inclui a entrega do passaporte do investigado, a proibição de sair da cidade e o impedimento de contato com outros envolvidos na investigação. As ordens judiciais foram emitidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I – TRE/MT e pretendem coletar provas que ajudem na elucidação dos fatos.

A investigação foca em possíveis crimes relacionados à prática de “Caixa 2” nas campanhas eleitorais, como o uso de recursos não declarados ou a realização de transações financeiras irregulares. Um dos principais achados da operação foi a apreensão de R$ 300 mil em espécie, encontrados com um dos principais apoiadores do candidato a prefeito. Esse valor, segundo a polícia, seria destinado de forma ilegal à campanha.

Além dessa apreensão, a investigação revelou indícios de que várias transações financeiras ligadas à campanha também ocorreram de forma ilegal, com a participação de empresários locais e o uso de pessoas jurídicas como “laranjas”, além de dinheiro não registrado nas prestações de contas eleitorais.

A operação segue em andamento, com a Polícia Federal intensificando os esforços para reunir mais provas que possam confirmar as práticas ilícitas e garantir que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados.

Fonte: Polícia Federal – MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *