Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Viatura da Polícia Militar fica submersa em Rio Branco durante tempestade

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
Viatura da Polícia Militar fica submersa em Rio Branco durante tempestade
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última terça-feira, 14 de janeiro, uma viatura da Polícia Militar de Rio Branco-MT ficou submersa após a equipe tentar ajudar moradores que ficaram ilhados devido a fortes chuvas e alagamentos (veja o vídeo no final da matéria). O incidente ocorreu enquanto a corporação prestava apoio à população, atendendo a inúmeros pedidos de ajuda em diversos pontos da cidade.

De acordo com a Polícia Militar, o veículo parou de funcionar após um problema na ignição, enquanto se deslocava pela MT-170. Durante o trajeto, a viatura ficou presa em uma área alagada, e a água subiu rapidamente, imobilizando o veículo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o carro parado no meio da via submersa, com um policial em cima da viatura, aguardando ajuda.

A situação foi resolvida com o auxílio de um trator que passava pelo local e foi acionado para retirar o veículo da área inundada. Em seguida, com o apoio de moradores e uma caminhonete, a viatura foi rebocada até a base do 2º Pelotão da PM.

A Polícia Militar informou que, antes do incidente com a viatura, a equipe havia prestado assistência a diversas famílias das áreas mais afetadas pelas chuvas, incluindo evacuação de residências para locais seguros e o controle do trânsito para evitar que motoristas adentrassem áreas de risco.

Decreto de calamidade pública e apoio à população.

A tempestade que atingiu Rio Branco também causou alagamentos em várias outras regiões, como em Salto do Céu, município vizinho, e motivou a Prefeitura de Rio Branco a decretar situação de emergência e calamidade pública nesta terça-feira. O decreto, válido por 180 dias, autoriza a mobilização de órgãos municipais para ações de resposta ao desastre e permite a coordenação das atividades pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, visando a reabilitação da cidade e a reconstrução de áreas danificadas.

Além disso, o município iniciará campanhas de arrecadação de recursos para auxiliar a população afetada. A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, que está a 220 km de Rio Branco, já estão em deslocamento para a região para dar suporte nas buscas e no socorro aos moradores.

Chuvas e fenômenos naturais.

As chuvas intensas também provocaram a ocorrência de uma “cabeça d’água” em Salto do Céu. Esse fenômeno, resultado da chuva em uma área específica de um rio ou cachoeira, provoca uma elevação repentina do nível da água, aumentando a força da correnteza. Também nesta terça-feira, uma ponte desmoronou sobre o Rio Branco, que transbordou devido ao volume excessivo de água.

A situação nas duas cidades continua sendo monitorada por equipes de resgate, enquanto as autoridades trabalham para minimizar os danos e garantir a segurança da população. Até o momento, não há registro de fatalidades, mas centenas de residências foram inundadas.

Planos de contingência.

A Prefeitura de Rio Branco já havia publicado, na última sexta-feira (10), um comunicado reforçando as ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes causadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés da região.

Fonte: Por g1 MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *