Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Segunda fase da Operação Rota do Sertão combate tráfico de drogas e crimes ambientais em Mato Grosso e Piauí

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Segunda fase da Operação Rota do Sertão combate tráfico de drogas e crimes ambientais em Mato Grosso e Piauí
Publicidade 12
Compartilhe!

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (Ficco-MT) deflagrou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, a segunda fase da Operação Rota do Sertão, com o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão. O grupo alvo da operação é responsável por um esquema de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais.

O esquema tinha como base o município de Sinop-MT, de onde drogas eram enviadas para o Nordeste e madeira ilegal para o Sudeste. As medidas cautelares foram cumpridas em Sinop, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte-MT e também em Picos-PI.

Durante as investigações, a Ficco-MT apreendeu cerca de 800 quilos de cloridrato de cocaína em Picos, quando a droga estava sendo transportada para o Porto de Pecém, no Ceará. A cocaína havia sido comprada na fronteira com a Bolívia e armazenada em Sinop, de onde era transportada junto a cargas lícitas, como milho, para evitar fiscalização.

O grupo também estava envolvido no transporte de madeira ilegal, com apreensões realizadas em Goiás, e utilizava veículos clonados para minimizar prejuízos em caso de apreensões. Durante a operação, foi identificado um caminhão clonado em Sorriso-MT, onde o responsável pela oficina foi preso em flagrante.

Além disso, o grupo utilizava empresas de fachada para esconder o fluxo de dinheiro e bens adquiridos de forma ilícita. A investigação revelou uma frota de 22 caminhões, registrados em nome de “laranjas”, que eram usados no transporte das cargas.

A primeira fase da operação, realizada em outubro do ano passado, já havia levado à prisão de dois investigados e apreendido 26 veículos em várias cidades de Mato Grosso.

A operação contou com a colaboração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio das delegacias de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Tapurah-MT e das forças policiais de Goiás e Piauí.

Denuncie: 197/181.

Fonte: Assessoria | FICCO-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *