Mato Grosso proíbe manejo florestal sustentável até 1º de abril para proteger solo

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Sema MT
Mato Grosso proíbe manejo florestal sustentável até 1º de abril para proteger solo
Publicidade 12
Compartilhe!

Até 1º de abril, está proibida a exploração do manejo florestal sustentável em Mato Grosso, conhecida como “Piracema da Madeira”. A medida, que começou em 1º de fevereiro, visa proteger o solo dos impactos da retirada de madeira durante a estação chuvosa, quando as condições para a exploração não são viáveis.

A restrição, que abrange 6% do território mato-grossense (cerca de 52 mil km²), proíbe o corte, derrubada, arraste ou transporte de toras. O Manejo Florestal Sustentável visa garantir a exploração comercial sem comprometer a conservação das florestas, adotando práticas minimamente invasivas.

Em municípios da região Noroeste, como Aripuanã, Castanheira e Colniza, a proibição se estende até maio devido à maior quantidade de chuvas. A medida é regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso e pelo Conama.

Tatiana Paula Marques de Arruda, superintendente de Gestão Florestal da Sema, destacou a importância da proibição para preservar o equilíbrio ambiental e facilitar a germinação de sementes.

Fonte: Yasmin Yegros* | Sema MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *