Onda de calor aumenta a necessidade de hidratação no Brasil; Confira a quantidade ideal de água a ser consumida

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
Onda de calor aumenta a necessidade de hidratação no Brasil; Confira a quantidade ideal de água a ser consumida
Publicidade 12
Compartilhe!

A onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil deve persistir até 24 de fevereiro, com temperaturas acima da média em várias capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Além dos impactos no ar, a alta temperatura pode afetar a saúde, tornando essencial o consumo adequado de água.

Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar dependendo de fatores como peso, clima e atividades físicas. Siga o cálculo abaixo.

Em condições normais: 35 ml x kg do corpo. Durante onda de calor: 45 ml x kg do corpo. Durante onda de calor e em situação de atividade física: 65 ml x kg do corpo.

Uma pessoa que pesa 55 kg, por exemplo, deve consumir cerca de 1,9 litro em condições normais, e até 3,5 litros em situações de calor intenso ou exercício físico.

Em épocas de calor, pode ser acrescentado cerca de mais 10 ml/kg (45 ml). Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 2,5 litros diariamente.

E em situação de onda de calor e atividade física, pode ser acrescentado cerca de mais 30 ml/kg (65 ml). Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 3,5 litros diariamente.

Especialistas alertam que a hidratação deve ser gradual, com pequenos goles ao longo do dia. Em casos de intensa transpiração ou condições de calor extremo, o consumo pode ser ainda maior. Além disso, a água é insubstituível, e não se deve trocar o consumo por refrigerantes ou sucos.

A falta de hidratação pode levar à desidratação, que causa problemas como intestino preso e pedras nos rins. No entanto, beber em excesso também é prejudicial, podendo causar hiponatremia, com sintomas como dor de cabeça e náuseas.

A água é benéfica como regulação da temperatura corporal, hidratação da pele e melhora do funcionamento dos rins e intestinos. Para manter-se hidratado, é recomendado ter uma garrafinha por perto, tomar água após as refeições e usar lembretes para garantir a ingestão adequada ao longo do dia.

Fonte: Por g1.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *