Cemulher-MT instala Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em nove municípios

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso (Cemulher-MT) concluiu a primeira expedição de 2025, implementando Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em sete comarcas e nove municípios do estado.
A ação, liderada pela desembargadora Maria Erotides Kneip, visa fortalecer a prevenção, acolhimento e apoio às vítimas, além de promover a responsabilização de agressores por meio de grupos reflexivos para homens.
Durante a expedição, foram assinados Termos de Cooperação Técnica entre o Judiciário, prefeituras e entidades parceiras. As redes são compostas por equipes multidisciplinares das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Polícia Civil, Polícia Militar e organizações da sociedade civil.
A formação inicial das equipes abordou temas como o funcionamento do sistema de justiça, papéis dos profissionais e estruturação de fluxos de atendimento. No total, 936 profissionais participaram das atividades entre os dias 10 e 21 de março.
Além das capacitações, a Cemulher levou material informativo sobre o “Espaço Thays Machado”, núcleo de apoio a magistradas e servidoras vítimas de violência, e orientações sobre a Recomendação 124/2022 do CNJ, que trata da criação de grupos para homens autores de violência doméstica.
Os municípios visitados foram Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Colíder, Nova Canaã do Norte, Lucas do Rio Verde e Sorriso-MT.
Fonte: Marcia Marafon/Coordenadoria de Comunicação do TJMT.