Indea-MT inicia campanha obrigatória de atualização de rebanho em Mato Grosso

Começa nesta quinta-feira (1º de maio) a campanha estadual de atualização de rebanho promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas do estado devem informar os dados detalhados dos animais e das propriedades rurais ao Governo de Mato Grosso.
A atualização é obrigatória e ocorre duas vezes por ano, em maio e novembro. O procedimento pode ser feito online, pelo Módulo do Produtor, ou presencialmente em uma das 140 unidades do Indea. Quem ainda não possui acesso ao sistema pode solicitar o cadastro em qualquer unidade do órgão e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado, disponível no site oficial do Indea.
A não atualização dos dados até o dia 7 de maio impedirá a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais, com exceção de animais destinados ao abate. Além disso, o produtor estará sujeito à multa de 27 UPFs, equivalente a R$ 6.705,72.
A campanha segue até o final do mês de maio e é fundamental para o planejamento das ações de defesa sanitária animal e manutenção da certificação sanitária dos rebanhos do estado, garantindo competitividade nos mercados nacionais e internacionais.
Na última edição da campanha, em novembro de 2024, foram atualizados dados de 109.900 propriedades rurais, totalizando 32,8 milhões de bovinos, 37,2 milhões de galinhas comerciais e 1,7 milhão de suínos tecnificados.
Fonte: Luciana Cury | Indea.