Criminalidade em queda: homicídios dolosos reduzem 30% em seis meses da Operação Tolerância Zero em Mato Grosso
A Operação Tolerância Zero, lançada em 25 de novembro de 2024 pelo Governo de Mato Grosso para combater a atuação de facções criminosas, já apresenta resultados expressivos na redução dos crimes violentos em todo o estado. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (26), pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os índices de homicídios dolosos caíram 30% nos primeiros seis meses da operação.
Números em queda.
Conforme os dados comparativos entre 25 de novembro de 2024 a 25 de maio de 2025, e o mesmo período dos anos anteriores, os principais crimes violentos apresentaram quedas significativas:
- Homicídios dolosos: redução de 456 para 319 casos (queda de 30%).
- Latrocínios (roubo seguido de morte): redução de 9 para 5 casos (queda de 44%).
- Lesão corporal seguida de morte: de 4 para 3 ocorrências (redução de 25%).
A diminuição consistente nesses índices reforça o impacto positivo da ação integrada das forças de segurança estaduais.
Força-tarefa integrada.
A Operação Tolerância Zero faz parte de um pacote de medidas estratégicas implementado para enfrentar as organizações criminosas e elevar o nível de segurança pública em Mato Grosso. A iniciativa reúne esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Sistema Penitenciário, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, atuando de maneira conjunta, com foco em inteligência, repressão qualificada e saturação policial.
Equipamentos, tecnologia e capacitação.
O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou o papel fundamental dos servidores da segurança pública na obtenção dos resultados e elogiou o investimento estadual nas estruturas operacionais.
“Nossos valorosos policiais civis e militares merecem reconhecimento pelo trabalho e dedicação que já vinham demonstrando, mas que foi intensificado com o programa Tolerância Zero. O governador Mauro Mendes decretou tolerância zero às facções e garantiu suporte total para a execução das ações”, afirmou Roveri.
Segundo o secretário, o investimento em armamento moderno, viaturas novas, sistemas de monitoramento, integração de dados e treinamento das forças policiais tem sido determinante para enfraquecer o poder das facções e proteger a população.
Segurança para o cidadão.
A Sesp ressalta que, mais do que números, o reflexo da operação está na sensação de segurança nas ruas e comunidades, especialmente nas áreas antes dominadas por organizações criminosas.
“Estamos resgatando o direito do cidadão mato-grossense de viver com dignidade e segurança. A redução dos homicídios e de outros crimes violentos mostra que estamos no caminho certo, mas seguiremos firmes, pois a luta contra o crime é contínua”, finalizou o secretário.
Operação segue em andamento.
A Operação Tolerância Zero permanece ativa em todo o estado, com ações ostensivas, investigações direcionadas, bloqueios, prisões, apreensões de drogas, armas e bens ilícitos. A meta, segundo o governo estadual, é asfixiar financeiramente e desarticular completamente as estruturas criminosas em Mato Grosso.
A população pode colaborar com as ações de segurança pública denunciando atividades suspeitas, de forma anônima, pelos números 190 (emergência) ou 197 (disque-denúncia da Polícia Civil).
Denuncie: 197/181.
Fonte: Fabiana Mendes | Sesp-MT.





