Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Crianças são resgatadas em extração ilegal de madeira em Juara; mãe e dois homens são presos por trabalho infantil e crime ambiental

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: PMMT
Crianças são resgatadas em extração ilegal de madeira em Juara; mãe e dois homens são presos por trabalho infantil e crime ambiental
Publicidade 12
Compartilhe!

Quatro crianças, com idades entre 8 e 12 anos, foram resgatadas pela Polícia Militar na última terça-feira, 24 de junho, em uma propriedade rural nas proximidades da estrada Porta do Céu Escondido, na zona rural de Juara-MT. Três delas foram flagradas utilizando motosserras para extração ilegal de madeira. A mãe de uma das crianças, de 28 anos, e dois homens, de 32 e 34 anos, foram presos em flagrante.

O grupo responderá por diversos crimes, incluindo trabalho infantil em ambiente insalubre, invasão de terras públicas, crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

Ação da Patrulha Rural.

Após denúncias anônimas, a equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar se deslocou até a propriedade e encontrou um barraco improvisado, onde foram recebidos pela mulher. No local, os policiais localizaram uma pistola em cima da cama, próxima a uma criança de apenas 8 anos, que apresentava sinais de maus-tratos.

Durante varredura na área externa, os militares flagraram os dois homens com as outras três crianças, de 9, 11 e 12 anos, operando motosserras para derrubada de árvores e corte de madeira, atividade proibida e perigosa, especialmente para menores de idade.

Armas e munições escondidas.

Nas imediações do local, os policiais também encontraram duas espingardas, 64 munições e um canivete escondido sob uma coberta, enterrados sob folhas secas. As três motosserras utilizadas pelas crianças também foram apreendidas.

Os adultos detidos alegaram que as crianças estavam matriculadas em uma escola no distrito de Paranorte e frequentavam as aulas normalmente. No entanto, a Secretaria da escola negou a informação, confirmando que os menores não constam como alunos regulares.

Crianças encaminhadas ao Conselho Tutelar.

Diante da situação de risco e do flagrante de trabalho infantil, as quatro crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar do município, que dará continuidade ao atendimento e encaminhamentos legais. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, que agora conduz as investigações.

Os envolvidos permanecem presos e à disposição da Justiça. A Polícia Civil também deve apurar possíveis vínculos com atividades criminosas na região, incluindo extração ilegal de madeira e ocupação de terras públicas.

A Polícia Militar reforçou que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 190 ou pelo disque-denúncia 181, garantindo sigilo do denunciante.

Fonte: Por g1 MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *