Polícia Militar apreende maquinário em garimpo ilegal durante Operação Tolerância Zero em Matupá

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio da Rotam, apreenderam na última sexta-feira, 25 de julho, duas escavadeiras e duas motobombas utilizadas em um garimpo ilegal na zona rural de Matupá-MT.
Durante os desdobramentos da Operação Tolerância Zero, os policiais utilizaram tecnologia de georreferenciamento para localizar a área suspeita de desmatamento e mineração irregular. No local, foi confirmado o uso de maquinário pesado para extração mineral sem a devida autorização.
Um homem, identificado como filho do proprietário da terra, foi detido. Ele afirmou que o local possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licença de operação, mas admitiu que as atividades estavam sendo realizadas fora da área autorizada.
Todo o material foi recolhido e encaminhado à Prefeitura de Peixoto de Azevedo, enquanto o suspeito foi conduzido à delegacia para registro da ocorrência por crime ambiental.
Outras ações da semana.
Esta foi a terceira ação contra garimpos ilegais registrada na semana. Na terça-feira (22), em Novo Mundo, motobombas e equipamentos de dragagem foram apreendidos e inutilizados. Já na quarta-feira (23), em Terra Nova do Norte, foram recolhidos um trator, quatro motobombas e um tanque de combustível. Em ambos os casos, não houve prisão de suspeitos.
A Polícia Militar reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 190 ou 0800 065 3939.