Com aumento de banhistas, Corpo de Bombeiros reforça orientações para evitar afogamentos em MT

Com as altas temperaturas e o aumento do número de pessoas em rios, cachoeiras, balneários e piscinas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está reforçando as orientações de segurança para prevenir acidentes aquáticos, especialmente afogamentos.
De acordo com dados da Diretoria Operacional do CBMMT, entre janeiro e junho de 2025, foram registradas 49 ocorrências de afogamento no estado, uma redução em relação ao mesmo período de 2024, que teve 64 casos. A queda é atribuída às ações preventivas e ao aumento na conscientização da população.
O major BM Felipe Mançano Saboia, diretor-adjunto do CBMMT, alerta que a maioria dos acidentes ocorre por imprudência, falta de atenção ou desconhecimento dos riscos. Entre os principais cuidados estão:
- Supervisão constante de crianças, mesmo com a presença de guarda-vidas;
- Evitar mergulhos em locais desconhecidos, devido ao risco de galhos, pedras ou mudanças bruscas de profundidade;
- Não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água, já que o álcool afeta o julgamento e os reflexos;
- Ficar em áreas rasas, especialmente em locais com correnteza ou baixa visibilidade.
O CBMMT também orienta que, ao presenciar um afogamento, a pessoa não entre na água sem preparo. A recomendação é acionar imediatamente o número de emergência 193 e, se possível, lançar um objeto flutuante à vítima.
Operação Águas Seguras.
A atuação do CBMMT é reforçada nos fins de semana, por meio da Operação Águas Seguras, que intensifica a presença de equipes em locais com maior fluxo de banhistas. As ações incluem orientações preventivas e pronto-atendimento em caso de emergências.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a combinação entre comportamento responsável da população e atuação preventiva das equipes tem sido fundamental para evitar tragédias nas águas de Mato Grosso.