Mato Grosso se consolida como destino de pesca esportiva e tem 10 municípios em ranking nacional

Mato Grosso ganhou destaque no 12º Boletim de Inteligência de Mercado do Turismo (BIMT), do Ministério do Turismo, que incluiu dez municípios do Estado entre os principais destinos brasileiros de pesca esportiva: Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Sinop, São Félix do Araguaia, Canarana, Barão de Melgaço, Poconé, Cáceres, Cuiabá e Pontes e Lacerda.
Com rios caudalosos, biodiversidade única e paisagens que vão do Pantanal à Amazônia, o Estado oferece infraestrutura turística e variedade de espécies como tucunaré, dourado, pacu, pirarucu, pirarara e jaú. A temporada mais favorável para a prática vai de fevereiro a outubro.
A legislação estadual de transporte zero, que adota a modalidade “pesque e solte”, reforça o caráter sustentável da atividade. Segundo a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, a pesca esportiva movimenta guias, empresários, hotéis, restaurantes e comunidades ribeirinhas.
De acordo com a Anepe, o setor movimenta cerca de R$ 3 bilhões por ano no Brasil, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos. Em Mato Grosso, o impacto é visível no crescimento de pousadas, barcos-hotéis e serviços ligados ao turismo.
O boletim foi lançado durante a Fishing Show Brazil, realizada de 28 a 31 de agosto, em São Paulo.