Guarantã: Bombeiros resgatam Tamanduá-mirim que estava em área de residência

Fonte: Da redação, Marcilene Ferreira / Foto: Divulgação CBM
Guarantã: Bombeiros resgatam Tamanduá-mirim que estava em área de residência
Publicidade 12
Compartilhe!

O Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 20h50min para atender uma ocorrência de animal silvestre que estava na área de uma residência localizada na Rua das Carnaúbas, no Bairro Novo Horizonte, no município de Guarantã do Norte.

Os militares de imediato estiveram no local e encontraram o animal da espécie Tamanduá-mirim, que estava sendo acuado pelos cachorros da residência.  O animal foi capturado em segurança e solto em um ambiente adequado.

O Tamanduá-mirim, ao contrário de outras espécies, ainda é um mamífero preservado na fauna brasileira. Mas pesa contra a sua manutenção uma atividade cada vez mais frequente em seu Habitat: a redução das florestas em função das queimadas, o que geralmente elimina a sua principal fonte de alimento: formigas, cupins e larvas.

Este animal é também frequentemente ameaçado por outras ações do homem, direta ou indiretamente, como os atropelamentos em rodovias próximas ao seu ambiente natural, e ao frequente ataques de cães domésticos.

Em função de seus hábitos noturnos, dificilmente é visto de dia. São indivíduos essencialmente solitários, que só encontram um par na época do acasalamento.

Como característica física principal, ele possui cabeça, pernas e parte anterior do dorso com uma coloração típica, amarelada. Já o restante do corpo é negro, formando uma espécie de colete. O tamanduá-mirim peso até 5 quilos e vive aproximadamente 9 anos.

 

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *