Operação conjunta contra crimes ambientais resulta em flagrantes e apreensões em Mato Grosso

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e a Polícia Militar uniram forças em uma operação para combater crimes ambientais em diversas áreas do interior do estado. A ação, desencadeada após detecções de alterações ilegais na vegetação pelo sistema de alerta Planet, ocorreu entre os dias 18 e 22 de março nos municípios de Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Nova Nazaré e Cocalinho. O uso de tecnologias avançadas, como o sistema de geoprocessamento e drones, permitiu uma fiscalização mais eficaz e ágil.
Durante a operação, um dos flagrantes mais significativos ocorreu em uma propriedade localizada no município de Serra Nova Dourada. As autoridades detectaram em tempo real um desmatamento ilegal, contou o diretor da Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema em Confresa, Edivaldo Soares Silva. “A equipe da Sema, em colaboração com a Polícia Militar, chegou ao local e encontrou uma supressão de vegetação nativa em andamento. Com o uso de drones, localizamos duas máquinas esteiras realizando a supressão com correntão”, destacou Edivaldo, acrescentando que a ação foi imediatamente interrompida.
Durante as investigações, também foi constatada uma licença para limpeza de área emitida de forma irregular. Como resultado da operação, três tratores de esteira, uma pá carregadeira e um caminhão utilizados para transporte de máquinas foram apreendidos. Além disso, foram aplicadas multas no valor total de R$ 347 mil e embargados 68.729 hectares de terras. Os equipamentos apreendidos foram encaminhados para a Prefeitura Municipal de Serra Nova Dourada.
A Sema-MT reforça o canal de denúncia para a população, que pode reportar crimes ambientais e pescas predatórias através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e nas Unidades Regionais da Secretaria. http://www.sema.mt.gov.br/site/index.php/sema/%C3%BAltimos-avisos/5259-contatos-sema
Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190. A ação conjunta entre a Sema e a Polícia Militar demonstra o compromisso do estado de Mato Grosso em combater atividades ilegais que causam danos ao meio ambiente, garantindo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.