Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Operação Mata Virgem II: Combate ao desmatamento ilegal na região noroeste de Mato Grosso

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Operação Mata Virgem II: Combate ao desmatamento ilegal na região noroeste de Mato Grosso
Publicidade 12
Compartilhe!

Entre os dias 18 e 28 de março, uma operação conjunta entre a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) foi deflagrada com o intuito de combater o desmatamento ilegal na região noroeste de Mato Grosso. Batizada de Mata Virgem II, a ação focou suas fiscalizações em nove imóveis rurais distribuídos pelos municípios de União do Sul, Cláudia, Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã e áreas circunvizinhas.

O principal objetivo da operação foi investigar e punir crimes ambientais em locais suspeitos de desmatamento ilegal, identificados por meio da Plataforma SCCON e sistemas de detecção de desmatamento. Durante as diligências, um trator tipo skider foi localizado, sendo utilizado para extração de madeira em área embargada.

Além disso, foram emitidos autos de inspeção, notificações de Cadastro Ambiental Rural (CAR), autos de infração por supressão de vegetação nativa, autos de infração por descumprimento de embargo, autos de infração por impedir a regeneração da vegetação nativa, termos de embargo, termos de apreensão e termos de depósito de um trator utilizado na atividade de supressão de vegetação nativa em regeneração sem autorização ambiental.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressaltou a constante atuação da delegacia no combate ao desmatamento ilegal em todo o território mato-grossense. “A delegacia especializada atua dentro da sua competência, com objetivo de combater a prática de crimes e a degradação ambiental, além da responsabilização penal dos envolvidos”, afirmou a delegada.

Essa operação demonstra o comprometimento das autoridades em preservar o meio ambiente e combater práticas que colocam em risco os recursos naturais da região, reforçando a importância da fiscalização e da aplicação da lei para a conservação da biodiversidade e da qualidade de vida das comunidades locais.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *