Operação Ouro Viciado: Forças de segurança unidas contra a extração ilegal de ouro em terra indígena

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Federal
Operação Ouro Viciado: Forças de segurança unidas contra a extração ilegal de ouro em terra indígena
Publicidade 12
Compartilhe!

No último domingo, 14 de abril, uma ação coordenada entre a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Funai, Força Nacional, Gefron/MT e Ciopaer/MT culminou na conclusão da Operação Ouro Viciado. O objetivo principal da operação foi combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda.

Ao longo de três dias de operações integradas, foram estabelecidas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena, além de incursões em matas e áreas afetadas pela atividade garimpeira. Os resultados foram significativos, com a apreensão e inutilização de 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, 2 bombas d’água, 1 gerador e 2 britadeiras.

A operação não se limitou ao solo, contando com o suporte aéreo de duas aeronaves, uma pertencente ao Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso – Ciopaer e outra da PRF, além de embarcações para o transporte das equipes até as áreas de interesse operacional.

Embora as atividades em campo tenham sido concluídas, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais.

A desarticulação financeira dessas organizações criminosas é crucial, uma vez que a extração ilegal de ouro não apenas financia a degradação ambiental, mas também impacta diretamente a população indígena local e polui os rios que abastecem os municípios.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *