Mato Grosso envia equipes do Ciopaer e Corpo de Bombeiros para auxiliar no Rio Grande do Sul após desastres

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Ciopaer
Mato Grosso envia equipes do Ciopaer e Corpo de Bombeiros para auxiliar no Rio Grande do Sul após desastres
Publicidade 12
Compartilhe!

O estado de Mato Grosso, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar, está enviando equipes para auxiliar nas operações de resposta aos desastres que vem assolando o Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira, 03 de maio, a equipe do Ciopaer foi despachada para o estado gaúcho.

O governador Mauro Mendes destacou a importância da solidariedade entre os estados brasileiros, especialmente neste momento de dificuldade. “Nesse momento de dificuldade, precisamos nos unir para ajudar nossos irmãos gaúchos. Não só por sermos todos brasileiros, mas por lembrarmos que Mato Grosso foi construído com a ajuda de muitos gaúchos que vieram para cá construir sua vida e ajudaram a fazer esse estado ser o que é. Continuaremos à disposição para fazer tudo o que for necessário para auxiliar o povo gaúcho”, afirmou o governador.

A equipe do Ciopaer é composta por um helicóptero, dois pilotos e três tripulantes que atuarão sob a coordenação da aviação do Rio Grande do Sul. Esses agentes do Ciopaer possuem ampla experiência em buscas, resgates e salvamentos em todo o estado.

Além disso, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso está enviando 11 militares de diversas regiões do estado, incluindo mergulhadores, operadores de desastres e dois cães farejadores, Bela e Maya, que tiveram participação destacada na enchente ocorrida no Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

A previsão é que essa equipe saia de Cuiabá nesta manhã de sábado, 04 de maio, levando consigo equipamentos essenciais para diferentes cenários de resgate e suporte, como cestos para resgate em helicóptero, cilindros de ar, boias, coletes salva-vidas, entre outros.

O secretário de Segurança Pública, César Roveri, ressaltou a importância dessas equipes e dos equipamentos que estão sendo enviados. “Os militares do Ciopaer e Corpo de Bombeiros estão indo com todos os equipamentos e viaturas necessárias para prestar apoio às forças de segurança e Defesa Civil do Rio Grande do Sul. São equipamentos que auxiliam em diversos tipos de cenários, como soterramento, afogamento e salvamento com cães”, destacou o secretário.

Essa ação demonstra a solidariedade e cooperação entre os estados brasileiros em momentos críticos, reforçando o compromisso de auxiliar e proteger a população em situações de emergência e desastres naturais.

Última atualização: sábado, 04 de maio, 10h.

Temporais no RS: sobe para 56 o número de mortos; pelo menos 356 mil estão sem luz e mais de 180 trechos de rodovias têm bloqueios.

A Defesa Civil soma 32,9 mil pessoas fora de casa e 281 municípios afetados. Aeroporto e rodoviária de Porto Alegre estão fechados.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *