Operação nacional “Caminhos Seguros” fortalece combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Ilustrativa
Operação nacional “Caminhos Seguros” fortalece combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Publicidade 12
Compartilhe!

A Operação Nacional “Caminhos Seguros” iniciou-se nesta quinta-feira, 02 de maio em todo o país, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em locais vulneráveis para a prática desse crime abominável.

Em Mato Grosso, a mobilização abrangerá todos os municípios do estado, concentrando-se em atividades orientativas e preventivas. As ações incluem palestras em escolas sobre o tema, disseminação de informações sobre os direitos da criança e do adolescente, blitz educativa, panfletagens, rodas de conversa e oficinas.

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, trabalhará em conjunto com as delegacias especializadas e municipais. Além disso, as unidades policiais estarão prontas para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violações de direitos.

A fiscalização será intensificada em locais suscetíveis à exploração sexual de menores, como rodovias, áreas urbanas, casas noturnas, bares e postos de combustíveis. As diligências abrangerão averiguação de denúncias, abordagens de veículos e pessoas, cumprimento de mandados judiciais, buscas e apreensões domiciliares, entre outras atividades voltadas para o enfrentamento de todas as formas de violência sexual.

A Operação “Caminhos Seguros” contará com o apoio fundamental da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Conselhos Tutelares, Conselhos Comunitários de Segurança Pública, além de outras instituições parceiras da campanha.

É essencial destacar que a ação faz parte da campanha “Maio Laranja”, que busca dar visibilidade e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de Araceli Cabrera Crespo, vítima de um crime hediondo ocorrido em 1973.

A violência sexual contra menores é uma questão complexa que envolve diversos fatores de risco e vulnerabilidade, e a conscientização e ação conjunta são fundamentais para proteger nossas crianças e adolescentes.

Denuncie: 197/181

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *