Rio Grande do Sul enfrenta tragédia: 113 mortes e milhões afetados por chuvas

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Gustavo Ghisleni/AFP
Rio Grande do Sul enfrenta tragédia: 113 mortes e milhões afetados por chuvas
Publicidade 12
Compartilhe!

O Rio Grande do Sul continua enfrentando uma situação crítica devido às intensas chuvas que assolam o estado. Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, o número de mortes relacionadas a essas chuvas subiu para 113, com 146 desaparecidos e cerca de 1,9 milhão de pessoas afetadas até o momento.

As autoridades locais estão empenhadas em investigar se outras quatro mortes estão ligadas aos eventos meteorológicos. Até o momento, 69.617 pessoas encontram-se em abrigos, enquanto 337.116 estão desalojadas, e 756 pessoas feridas foram socorridas.

Um ponto de atenção é a queda do nível do Guaíba, em Porto Alegre, que registrou 4,74 metros, a menor marca desde o início das chuvas. Apesar disso, a cidade ainda enfrenta desafios significativos, com diversos bairros sem acesso a serviços essenciais como energia, internet, mantimentos e água.

A situação de inundação severa persiste devido à estabilidade do nível do Rio Guaíba, mantendo-se em torno de 5,3 metros. A prefeitura tem trabalhado para religar estações de tratamento de água afetadas pelas enchentes, visando garantir o abastecimento para a população.

As previsões indicam que as chuvas continuarão intensas durante o fim de semana, afetando principalmente o centro-norte e leste do RS, além do litoral norte e sul de Santa Catarina. Esperam-se volumes expressivos de água, o que pode agravar ainda mais a situação já crítica em diversas regiões.

Matéria postada e atualizada: 10 de maio de 2024, 09h40.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *