Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate incêndios florestais em Poconé e Cáceres

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate incêndios florestais em Poconé e Cáceres
Publicidade 12
Compartilhe!

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensifica os esforços para controlar dois incêndios florestais no estado na última segunda-feira, 24 de junho. A operação mobiliza 34 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo. Além disso, o monitoramento remoto por satélites é realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá.

Na Fazenda Cambarazinho, em Poconé–MT, o incêndio está confinado em uma área de aceiros construída pelos bombeiros. Os militares permanecem em vigilância e realizam o trabalho de rescaldo para evitar que o fogo ultrapasse a barreira. O combate a este incêndio conta com o apoio de um helicóptero para logística e um avião para o despejo de água, que já lançou 30 mil litros sobre as chamas.

Em Porto Conceição, Cáceres–MT, uma rajada de vento forte fez o incêndio atravessar para a outra margem do rio. O Corpo de Bombeiros continua o combate direto ao fogo, apesar do difícil acesso ao local. Para isso, eles contam com embarcações e o apoio de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O BEA monitora todos os incêndios florestais do estado via satélite, direcionando as equipes em campo. A severa estiagem e a baixa umidade do ar facilitam a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para respeitar o período proibitivo. Denúncias de focos de incêndio podem ser feitas pelos números 193 ou 190.

O Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães–MT, demonstrando a eficácia das operações de combate às chamas no estado.

Na última segunda-feira, Mato Grosso registra 74 focos de calor, conforme o último levantamento às 17h pelo Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 36 focos estão na Amazônia, 28 no Pantanal e 17 no Cerrado, conforme dados do Satélite de Referência (Aqua Tarde). É importante ressaltar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal, embora um incêndio florestal inclua múltiplos focos de calor.

O combate aos incêndios florestais continua sendo uma prioridade para o CBMMT, que utiliza tecnologia de ponta e coordenação eficiente para proteger o meio ambiente e as comunidades afetadas.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *