Corpo de Bombeiros reforça equipes de combate aos incêndios florestais no Pantanal

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
Corpo de Bombeiros reforça equipes de combate aos incêndios florestais no Pantanal
Publicidade 12
Compartilhe!

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensificou, na última terça-feira, 25 de junho, as operações de combate aos incêndios florestais que devastam áreas do Pantanal nos municípios de Poconé e Cáceres–MT. A iniciativa inclui a mobilização de 38 militares e uma variedade de equipamentos e veículos especializados.

As ações de combate aos incêndios contam com:

– 38 militares.

– 1 avião.

– 1 helicóptero.

– 2 caminhões-pipa.

– 7 caminhonetes.

– 1 barco.

– 4 pás-carregadeiras.

– 2 motoniveladoras.

– 1 trator.

– 1 quadriciclo.

Além disso, o monitoramento remoto com satélites é realizado pelo Batalhão de Emergências Ambientais, sediado em Cuiabá.

Poconé: Na região da Fazenda Cambarazinho, o incêndio está confinado pela área de aceiros construída pelo CBMMT. Os bombeiros continuam no local realizando monitoramento e rescaldo para garantir que o fogo não ultrapasse a barreira.

Cáceres: Em Porto Conceição, uma rajada de vento forte na segunda-feira fez o incêndio avançar para a outra margem do rio. Em resposta, mais equipes foram enviadas para construir aceiros e confinar o fogo. Outras equipes estão realizando contra-fogo e combate direto. O acesso à região é dificultado pela geografia, exigindo o uso de embarcações e o suporte de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O Batalhão de Emergências Ambientais monitora todos os incêndios florestais do estado via satélite para orientar as equipes em campo. A estiagem severa e a baixa umidade do ar facilitam a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita a colaboração da população para respeitar o período proibitivo de queimadas e reportar qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

Recentemente, os bombeiros extinguiram um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães. Entre segunda e terça-feira, foram registrados 103 focos de calor em Mato Grosso, conforme dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 56 focos estão na Amazônia, 27 no Cerrado e 21 no Pantanal. Importante notar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal, mas um incêndio pode ser formado pelo acúmulo de focos de calor.

EMERGÊNCIA 193.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *