Morre o Padre Geraldo Paschoal Moro, aos 93 anos; Ele possuía título de cidadão Guarantanhense

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
Morre o Padre Geraldo Paschoal Moro, aos 93 anos; Ele possuía título de cidadão Guarantanhense
Publicidade 12
Compartilhe!

Padre Geraldo Paschoal Moro,  foi o padre que trouxe a imagem de Nossa Senhora da Salete, que se encontra até hoje na Comunidade Nossa Senhora da Salete – Cotrel. Posteriormente ganhou o Titulo de Cidadão Guarantanhense.

Na madrugada desta quarta-feira, 05 de junho, faleceu em Erechim o Padre Geraldo Paschoal Moro, aos 93 anos, o mais antigo da Diocese.

Em março deste ano, no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, havia sido submetido à cirurgia de alto risco do coração para desobstrução de uma válvula. Desde o dia 31 de maio, estava internado no Hospital de Caridade de Erechim por complicações estomacais.

A missa de corpo presente será na Catedral São José, às 15h30 desta quarta-feira, 05 de junho. Após a missa, seu corpo será sepultado no cemitério municipal Pio XII de Erechim.

Pe. Geraldo nasceu no distrito de Três Vendas, município de Cachoeira do Sul–RS, no dia 04 de dezembro de 1930. Era o 4° dos 13 filhos de Archangelo Gabriel Moro e Joana Maria Foletto.

Cursou o antigo primário em Sobradinho, o antigo ginásio e o colegial no Seminário Menor de Santa Maria; a filosofia e a teologia, no Seminário Central de São Leopoldo, dirigido pelos padres jesuítas. Após padre, fez complementação em Filosofia e a faculdade de Estudos Sociais, História e Geografia em Passo Fundo e Erechim. Fez também diversos cursos de atualização pastoral, entre eles, participação em semanas regionais de liturgia e curso de direito canônico em São Paulo.

Foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1956, na igreja São José de Erechim, com o Pe. Atalibo Maurício Lise, falecido no dia 18 de julho de 2015.

Pe. Geraldo também possuía o título de cidadão Guarantaense, ele também é conhecido por trazer a primeira imagem de Nossa Senhora da Salette na Cotrel, em Guarantã do Norte.

Como padre, exerceu as seguintes funções:

– Vigário paroquial de Três Arroios, em 1957 e 1958;

– Promotor vocacional da Diocese de Passo Fundo e vigário paroquial da Paróquia São José, de Erechim, no ano de 1959;

– Pároco de São Valentim de Guaporé, no ano de 1960;

– Vigário paroquial da Catedral N. Sra. Aparecida de Passo Fundo, em 1961;

– Primeiro pároco da Paróquia Santo Antonio, Bairro Petrópolis, Passo Fundo, de 1962 a 1965;

– Pároco de São Valentim de 1966 até 19 de fevereiro de 1994. Deixando a Paróquia de São Valentim, foi liberado para um tempo “sabático”, isto é, para estudo, descanso, revitalização, residindo em Erechim.

– De 1995 em diante, esteve à disposição para atendimento em diversas paróquias da Diocese, permanecendo em Erechim, sem função eclesial determinada.

– Como Pároco de São Valentim, em algum tempo, foi administrador paroquial de Entre Rios do Sul e Benjamin Constant do Sul. Depois que se estabeleceu em Erechim, temporariamente, foi administrador paroquial de Mariano Moro e de Paulo Bento.

– Em São Valentim, exerceu também o magistério em escola pública.

Fonte: Jornal Bom Dia.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *