Bombeiros continuam combatendo incêndio florestal em Porto Conceição, Cáceres

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: CBMMT
Bombeiros continuam combatendo incêndio florestal em Porto Conceição, Cáceres
Publicidade 12
Compartilhe!

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está empenhado no combate a um incêndio florestal que atinge a região de Porto Conceição, em Cáceres-MT. As operações continuam intensas na última terça-feira, 02 de julho.

Os bombeiros atuam nas duas margens do Rio Paraguai. Do lado de Poconé, os militares trabalham no rescaldo para evitar a reignição do fogo com maior intensidade. Já do lado de Cáceres, o combate é direto nas áreas acessíveis.

Durante as ações, foram utilizados 64 mil litros de água no combate terrestre e 55,8 mil litros no combate aéreo, com o auxílio de um avião da Defesa Civil do Estado.

A região de Porto Conceição é de difícil acesso, exigindo o uso de embarcações para chegar aos focos do incêndio. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também estão apoiando no combate às chamas.

As ações no Pantanal mobilizam 29 militares, um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões autotanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá-carregadeira, um trator e um barco.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora todos os incêndios florestais do Estado via satélite para orientar as equipes em campo.

A severa estiagem e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros pede à população que respeite o período proibitivo e colabore. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

O Corpo de Bombeiros já conseguiu extinguir dois incêndios florestais: um em Chapada dos Guimarães e outro na região da Fazenda Cambarazinho, em Poconé.

Em Mato Grosso, foram registrados 128 focos de calor entre segunda e terça-feira, conforme última checagem às 17h40 no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 66 se concentram na Amazônia, 50 no Cerrado e 12 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante ressaltar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal, mas um incêndio florestal pode resultar do acúmulo de focos de calor.

EMERGÊNCIA 193.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *