Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Capacitação em amostragem de água para balneabilidade é realizada em Guarantã do Norte

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: CBH médio Teles Pires
Capacitação em amostragem de água para balneabilidade é realizada em Guarantã do Norte
Publicidade 12
Compartilhe!

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou uma capacitação em amostragem de água para balneabilidade em Guarantã do Norte, visando preparar as equipes para as coletas de água da campanha de balneabilidade 2024. O treinamento, que ocorreu na última quarta-feira, 03 de julho, foi conduzido pelo laboratório de monitoramento da água e do ar da Sema, com aulas práticas no Balneário Stregue.

A capacitação teve como objetivo preparar membros do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) Médio Teles Pires, servidores da Diretoria Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema de Guarantã do Norte e funcionários das prefeituras da região para a coleta e análise de água das praias de Matupá, Peixoto de Azevedo, Colíder e Guarantã do Norte. Essas análises determinarão se as praias são próprias ou impróprias para banho, classificando-as conforme o número de visitantes.

Durante o treinamento, a Diretoria da Unidade Desconcentrada de Guarantã do Norte recebeu uma sonda multiparamétrica. Os participantes foram instruídos sobre o uso desse equipamento, que auxilia na investigação de alterações na qualidade da água superficial, mortandade de peixes e agiliza a apuração de denúncias de poluição dos recursos hídricos. As Regionais de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres já receberam sondas multiparamétricas anteriormente.

Coordenada pela Sema, a campanha de balneabilidade avalia a qualidade da água para recreação primária e é realizada anualmente em diferentes regiões do Estado. A campanha de 2024 começou em junho, em Barra do Garças e na Bacia do Paraguai, e continuará com análises em outras localidades. As amostras de água são coletadas em diferentes dias consecutivos para garantir a precisão dos resultados.

A campanha de balneabilidade ocorre no início do período seco, quando as temperaturas aumentam, a vazão dos rios reduz, as praias fluviais aparecem e o fluxo de banhistas aumenta. Ao final da campanha, os técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (classificações de excelente, muito boa ou satisfatória) ou imprópria para banho.

O uso recreativo da água é comum, especialmente nos rios próximos às cidades, onde as praias se formam durante a época da seca. Conhecer a qualidade da água é essencial para garantir a conservação dos recursos hídricos e proteger a saúde da população.

A capacitação realizada pela Sema em Guarantã do Norte é um passo importante para assegurar a qualidade da água nas praias fluviais da região, contribuindo para a segurança e o bem-estar dos banhistas e a preservação dos recursos naturais.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *