Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso enfrenta incêndios na região de Porto Conceição, Cáceres

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Michel Alvim/Secom-MT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso enfrenta incêndios na região de Porto Conceição, Cáceres
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última quarta-feira, 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso continua combatendo o incêndio que afeta a região de Porto Conceição, em Cáceres. As equipes estão estrategicamente divididas às margens do Rio Paraguai, realizando combate direto nas áreas acessíveis e construindo aceiros para conter a propagação das chamas.

Na fronteira entre o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate está a cargo dos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com monitoramento por satélite pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, outro incêndio, iniciado na Terra Indígena Sararé e que se espalhou para uma área mineradora em Nova Lacerda, está sendo monitorado. Os bombeiros aguardam autorização para entrar e combater as chamas.

O combate ao fogo no Pantanal mato-grossense conta com 36 bombeiros, apoiados por funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), militares do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), membros da Defesa Civil do Estado e do Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Esta equipe tem à disposição um avião, um helicóptero, onze viaturas, nove máquinas para construção de aceiros, quatro caminhões autotanque e três embarcações.

Participam também brigadistas do ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), integrantes do Exército Brasileiro, Força Nacional, Marinha do Brasil e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em Nova Lacerda, quatro militares estão em campo, enquanto o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora todos os incêndios florestais do estado via satélite para orientar as equipes.

A severa estiagem e a baixa umidade do ar têm exacerbado a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros pede à população que respeite o período proibitivo e denuncie qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

O Corpo de Bombeiros já extinguiu oito incêndios florestais em Mato Grosso: quatro em Cuiabá, três em Chapada dos Guimarães e um em Poconé. Entre os dias 16 e 17 de julho, foram registrados 73 focos de calor em Mato Grosso, sendo 50 no Cerrado, 24 na Amazônia e cinco no Pantanal, conforme dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É importante notar que focos de calor isolados não representam necessariamente incêndios florestais, mas podem indicar áreas de risco.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *