Polícia Civil de Mato Grosso realiza 163 prisões em operações contra o tráfico de drogas no primeiro semestre de 2024
A Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), conduziu diversas ações de combate ao tráfico de drogas que resultaram na prisão de 163 pessoas no primeiro semestre de 2024. Entre janeiro e junho, foram deflagradas 14 grandes operações, levando à prisão em flagrante de 73 indivíduos e ao cumprimento de 90 mandados de prisão. Além disso, foram executados 132 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos derivados de investigações contra o tráfico de drogas.
Essas operações resultaram na apreensão de uma considerável quantidade de entorpecentes, incluindo maconha, pasta base, cocaína e drogas sintéticas. Também foram confiscados 19 veículos, seis armas de fogo, dezenas de munições de variados calibres e mais de R$ 62,8 mil em dinheiro. Um destaque significativo deste semestre foi a incineração de 4,5 toneladas de drogas, incluindo maconha, pasta base, cocaína, drogas sintéticas e anabolizantes, apreendidas em ações das forças de segurança.
O delegado titular da DRE, Wilson Cibulski Júnior, ressaltou que a especializada tem atuado em diversas frentes de repressão ao tráfico de drogas, desde o combate ao tráfico doméstico, com apuração de denúncias via canal 197, até investigações aprofundadas que desarticulam organizações criminosas. Uma das estratégias centrais é a desarticulação financeira desses grupos, por meio do confisco de bens adquiridos com enriquecimento ilícito. “O trabalho investigativo tem como foco as prisões dos traficantes e seus colaboradores, mas também a desarticulação financeira das organizações com apreensões de bens, veículos e valores”, explicou o delegado.
A Operação Zona Quente, com dez fases deflagradas ao longo do semestre, teve como objetivo mapear e desarticular pontos de venda de drogas em bairros da Capital e região metropolitana. A operação resultou no fechamento de diversas “bocas de fumo”, prisão de traficantes e apreensão de drogas e apetrechos relacionados ao tráfico.
A DRE também focou na desarticulação de organizações criminosas que atuavam na modalidade “delivery” de drogas sintéticas. Em operações como Escocês, Doce Amargo III e Haze, foram cumpridas cerca de 200 ordens judiciais, resultando na prisão de traficantes e bloqueio de bens e valores.
Na operação denominada “Rateio”, a DRE desarticulou um grupo criminoso que atuava na venda de drogas sintéticas através de rateio. Foram cumpridas 39 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias. As investigações identificaram traficantes envolvidos com o comércio de drogas como ecstasy, MDMA, LSD, além de variações de maconha.
Com essas ações, a Polícia Civil de Mato Grosso reafirma seu compromisso no combate ao tráfico de drogas e na garantia da segurança pública.
Denuncie: 197/181.