Anatel libera ativação de estações 5G em 194 novos municípios a partir de 2 de setembro de 2024: Guarantã do Norte e mais 66 municípios de Mato Grosso
A partir do dia 2 de setembro de 2024, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 194 municípios. A decisão foi tomada na última terça-feira, 27 de agosto, durante a Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Com essa liberação, o Brasil atingirá a marca de 5.002 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para uso das redes 5G standalone, alcançando aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros, o que representa cerca de 94,5% da população do país.
Para facilitar o acompanhamento, o Gaispi disponibiliza um painel de dados https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/espectro-e-orbita/gaispi-liberacao-e-planejamento-3-5-ghz que apresenta os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada, bem como o planejamento para futuras liberações. É importante destacar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G, já que a ativação depende do planejamento individual de cada prestadora.
A decisão do Gaispi segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora de Faixa (EAF) já iniciou a migração do sinal de TV aberta gratuita, que usa antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku. Além disso, foram realizadas ações para desocupar a faixa de 3,5 GHz, utilizada anteriormente por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), com a instalação de filtros para mitigar interferências.
Com a antecipação desses 194 municípios, os estados de Mato Grosso, Pará e Piauí têm agora todos os seus municípios liberados para a ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Ao todo, 22 unidades federativas, incluindo Mato Grosso, possuem todos os seus municípios liberados.
Até o dia 25 de agosto de 2024, havia 23.496 estações licenciadas na faixa de 3,5 GHz em 640 municípios. Com a nova liberação, o número de municípios aptos a receber a tecnologia corresponde a quase 13% do total no Brasil.
Entre os municípios de Mato Grosso que agora podem receber o 5G estão:
Água Boa, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Aripuanã, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Colniza, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Indiavaí, Itaúba, Jauru, Juara, Juína, Juruena, Luciara, Marcelândia, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Querência, Ribeirãozinho, Rio Branco, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vila Rica.
A implementação da nova tecnologia traz a promessa de impulsionar o desenvolvimento digital e conectar um número ainda maior de brasileiros à internet de alta velocidade.