Equipe da Sema apreende 28 Paivuçus em operação contra pesca predatória em Barão de Melgaço

Uma operação contra a pesca predatória, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em conjunto com o 3º Batalhão de Polícia Militar, resultou na apreensão de 28 exemplares de paivuçu no último fim de semana, em Barão de Melgaço–MT.
Durante um patrulhamento terrestre na estrada de acesso à comunidade de Croará, as equipes abordaram um veículo suspeito. No porta-malas, foram encontradas duas caixas térmicas contendo 37,6 quilos de paivuçu. O condutor do veículo não apresentou a documentação de origem dos peixes, o que levou à aplicação de uma multa de R$ 8,7 mil por infração ambiental, devido ao transporte de pescado sem autorização do órgão ambiental competente.
Todo o pescado apreendido foi destinado ao Lar do Aconchego e Assistência ao Idoso, localizado em Santo Antônio de Leverger.
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Sema, com apoio de forças de segurança, intensificou a fiscalização na Baixada Cuiabana e na região do Pantanal. As operações incluem patrulhamento terrestre e fluvial, orientação para pescadores, vistoria em embarcações e pesqueiros, além da apreensão de equipamentos ilegais e de pescado fora dos parâmetros legais em Mato Grosso.
A Sema reforça que crimes ambientais, como a pesca predatória e a caça de animais silvestres, podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial pelos números (65) 3613-7398 ou (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, através do aplicativo MT Cidadão, ou presencialmente em uma das regionais da Sema. A Polícia Militar também pode ser acionada para denúncias, através do número 190.