Facebook YouTube Instagram
Mais previsões: Tempo Lisboa

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 50 incêndios florestais

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Michel Alvim - Secom-MT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combate 50 incêndios florestais
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última terça-feira, 24 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mobilizou mais de mil bombeiros para combater 50 incêndios florestais em todo o Estado. As operações contam com o apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e por órgãos federais, operando em regime de revezamento.

Em Chapada dos Guimarães, os bombeiros enfrentam um incêndio entre as regiões de Monjolo e Cachoeira Rica, utilizando um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes. A Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais também estão colaborando nas ações. Além disso, outra equipe está atuando em um incêndio na região do Lago do Manso.

No Pantanal, o incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está controlado. As equipes de combate também atuam no Parque Estadual do Guirá e em outras localidades, como a Baía Grande, Fazenda São José do Piquiri e a Fazenda Laguna, próxima à Terra Indígena Tereza Cristina.

O apoio é abrangente, contando com a colaboração da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil, Ciosp, Ibama, ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) realiza monitoramento de incêndios em várias localidades, incluindo Sinop, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro e diversas fazendas na região. Em áreas como a Terra Indígena Capoto Jarinã, a atuação do Corpo de Bombeiros depende de autorização de órgãos federais.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm intensificado a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita à população que respeite o período proibitivo do uso do fogo e denuncie qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.

Desde o início do período proibitivo, o CBMMT extinguiu 177 incêndios florestais em 58 cidades. Apenas nesta terça-feira, foram registrados 594 focos de calor em Mato Grosso, sendo 307 na Amazônia, 177 no Pantanal e 110 no Cerrado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

É importante notar que um foco de calor isolado não indica necessariamente um incêndio florestal, mas um incêndio é caracterizado por um acúmulo de focos.

EMERGÊNCIA 193.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *