Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combateu 31 incêndios florestais na última terça-feira

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: CBMMT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso combateu 31 incêndios florestais na última terça-feira
Publicidade 12
Compartilhe!

Na última terça-feira, 17 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso mobilizou mais de mil bombeiros para combater 31 incêndios florestais em diversas regiões do estado, com destaque para o Pantanal. As equipes atuam em regime de revezamento, contando com o apoio de brigadistas contratados pelo Estado e por órgãos federais.

Os incêndios mais significativos estão ocorrendo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; no Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, próxima à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, situada nas proximidades da Terra Indígena Tereza Cristina.

Além do Corpo de Bombeiros, diversas instituições estão colaborando nas operações, incluindo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Defesa Civil do Estado, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil também estão envolvidos nas ações de combate.

Os bombeiros estão presentes em várias cidades, incluindo Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, e Sorriso, entre outras. O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) realiza o monitoramento de incêndios em várias fazendas e áreas de proteção ambiental, como as Fazendas São Paulo, Independência e Sertão, em Tabaporã, e a Área de Proteção Ambiental dos Meandros do Rio Araguaia.

Embora as ações de combate sejam intensas, o Corpo de Bombeiros não pode atuar em algumas áreas sem a devida autorização dos órgãos federais.

A propagação das chamas é favorecida pela estiagem severa e pela baixa umidade do ar. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de a população respeitar o período proibitivo para o uso do fogo e orienta que qualquer indício de incêndio seja denunciado pelos números 193 ou 190.

Desde o início do período proibitivo, os bombeiros conseguiram extinguir 154 incêndios florestais em diversas localidades, incluindo Campo Novo do Parecis e Chapada dos Guimarães.

Na última terça-feira, foram registrados 561 focos de calor em Mato Grosso, segundo dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A maioria desses focos (335) se concentra na Amazônia, seguida pelo Cerrado (176) e pelo Pantanal (50). É importante notar que um foco de calor isolado não indica necessariamente um incêndio florestal, caracterizado pelo acúmulo de múltiplos focos.

EMERGÊNCIA 193.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *