Corpo de Bombeiros de Mato Grosso intensifica combate a incêndios florestais em todo o estado

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: CBMMT
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso intensifica combate a incêndios florestais em todo o estado
Publicidade 12
Compartilhe!

Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiu extinguir quatro incêndios florestais em diferentes localidades do estado. No entanto, o trabalho continua intenso, com 48 incêndios sendo combatidos na última quarta-feira, 11 de setembro, por mais de mil militares, que atuam em regime de revezamento.

Os incêndios extintos recentemente ocorreram nas seguintes fazendas: Nova Guaporé, em Comodoro; Lagoa Azul, em Alto Paraguai; 12 de Junho e Dois Corações, ambas em Canarana. Em Chapada dos Guimarães, as equipes de combate, com o suporte de um avião, estão atuando em dois incêndios na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e Mirante do Centro Geodésico da América do Sul. Além disso, há suporte ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

A operação conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães, Força Aérea Brasileira, brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá. No Pantanal mato-grossense, as equipes estão divididas entre a Terra Indígena Baía dos Guató, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé. Nesses locais, os militares dispõem de um avião, 17 viaturas, 11 máquinas e quatro barcos.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ICMBio, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil também estão envolvidos nas operações.

Além dos incêndios em andamento, o Corpo de Bombeiros está monitorando várias áreas com a ajuda do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que utiliza satélites para rastrear incêndios em diversas fazendas e reservas ambientais, incluindo áreas de proteção e terras indígenas. Embora o Corpo de Bombeiros não possa atuar diretamente em alguns locais sem a autorização dos órgãos federais, o monitoramento contínuo ajuda a coordenar os esforços de combate.

O estado enfrenta uma estiagem severa e baixa umidade do ar, o que tem contribuído para a rápida propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita a colaboração da população e pede que o período proibitivo de uso do fogo seja respeitado. Em caso de suspeita de incêndio, a denúncia deve ser feita pelos números 193 ou 190.

Desde o início do período proibitivo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 116 incêndios florestais em diversas regiões do estado, incluindo Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé e outros municípios.

De acordo com dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 1.057 focos de calor em Mato Grosso nesta terça-feira, com 653 no Cerrado, 331 na Amazônia e 73 no Pantanal. Vale lembrar que, enquanto um foco de calor isolado não indica um incêndio florestal, a combinação de múltiplos focos pode resultar em um incêndio de grandes proporções.

EMERGÊNCIA 193.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *