Proprietário de pousada é investigado por furto de energia em Chapada dos Guimarães

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Polícia Civil-MT
Proprietário de pousada é investigado por furto de energia em Chapada dos Guimarães
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Chapada dos Guimarães–MT, concluiu nesta semana o inquérito policial que investigou o furto de energia cometido pelo proprietário de uma pousada localizada na região do Lago do Manso. O investigado enfrentará acusações formais pelo crime de furto de energia, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão.

As investigações, conduzidas pela equipe da Delegacia de Chapada dos Guimarães com o apoio de técnicos da Energisa e peritos da Politec, revelaram manipulações no consumo e na medição de energia elétrica no estabelecimento. A pousada, que possui várias edificações, foi identificada com irregularidades em pelo menos cinco delas.

De acordo com o laudo pericial, foi constatado que apenas uma fase do sistema de medição estava ativa. O medidor de energia poderia ser ligado e desligado através da conexão de um fio preto, resultando em períodos em que o medidor não registrava o consumo de energia das demais fases.

O delegado Eugenio Rudy Junior, responsável pelo caso, explicou que o medidor estava localizado no interior da propriedade e o acesso ao equipamento era controlado pelos funcionários da pousada. “Uma fase do sistema passava pelo medidor de consumo de energia, enquanto a outra estava diretamente conectada ao disjuntor, sem passar pelo medidor. Isso permitia que qualquer pessoa com acesso ao medidor manipulasse a leitura do consumo. Se os equipamentos que operam com tensão de 127V estivessem conectados à fase que não era monitorada, a medição do consumo real seria imprecisa,” detalhou o delegado.

O proprietário da pousada agora aguarda o andamento dos procedimentos legais relacionados ao caso.

Denuncie: 197/181.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *