Corpo de Bombeiros combate 24 incêndios florestais em Mato Grosso

Na última quarta-feira, 02 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso intensificou as operações de combate a incêndios florestais, enfrentando 24 focos de incêndio em todo o Estado. Mais de mil bombeiros estão mobilizados em regime de revezamento, com o suporte de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
Em Chapada dos Guimarães, equipes estão atuando no combate a um incêndio na região do Portão do Inferno, com esforços concentrados em locais acessíveis, como nas proximidades da rodovia MT-251 e nos paredões. Um avião dos Bombeiros é utilizado para reconhecimento da área e planejamento das estratégias de combate.
Além desse foco, os militares enfrentam incêndios na região do Manso e no Pantanal, em diversas localidades, incluindo a Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres, e fazendas nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.
A coordenação das ações envolve a colaboração de diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Defesa Civil, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das Forças Armadas.
Os incêndios estão sendo monitorados em 11 cidades adicionais, incluindo Cuiabá, Rosário Oeste e Nova Mutum, e outras áreas protegidas e terras indígenas também estão sob vigilância do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). A atuação do Corpo de Bombeiros nessas áreas depende de autorizações específicas dos órgãos federais.
A severa estiagem e a baixa umidade do ar têm contribuído para a rápida propagação das chamas. Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros pede à população que respeite o período proibitivo de uso do fogo e denuncie qualquer indício de incêndio pelos números 193 ou 190.
Desde o início do período proibitivo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu mais de 230 incêndios florestais em 60 cidades do estado, refletindo o esforço contínuo das equipes na luta contra as queimadas.
Nos últimos 24 horas, Mato Grosso registrou 797 focos de calor, sendo 579 no Pantanal, 150 no Cerrado e 68 na Amazônia. É importante esclarecer que um foco de calor isolado não significa a ocorrência de um incêndio florestal, enquanto um incêndio é caracterizado pelo acúmulo de focos de calor.
A situação continua a ser monitorada e as equipes estão atentas para garantir a proteção do meio ambiente e da população.
EMERGÊNCIA 193.