Credencial de estacionamento para PCDs já disponível de forma totalmente virtual
A partir de agora, a credencial de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) que possuem comprometimento de mobilidade pode ser emitida de forma totalmente virtual e sem custos, através do portal do Governo Federal. Essa novidade já está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que visa facilitar o acesso a serviços públicos, eliminando a necessidade de deslocamento para a obtenção do documento.
De acordo com Gustavo Vasconcelos, presidente do Detran-MT, “essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, dispensando a necessidade de deslocamento para obter a credencial”. A medida representa um avanço significativo para a inclusão e mobilidade das pessoas com deficiência, além de idosos, que desde abril de 2024 já contavam com a possibilidade de emitir sua credencial online.
A credencial de estacionamento é um documento essencial para o uso de vagas reservadas, destinadas a pessoas acima de 60 anos ou com deficiência. Essas vagas estão identificadas por sinalização apropriada, tanto em vias públicas quanto em estabelecimentos privados, como comércios, shoppings e hospitais.
É fundamental ressaltar que estacionar em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência sem a devida credencial é considerado uma infração gravíssima. As penalidades incluem uma multa de R$ 293,47, além da adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Emitir a credencial de estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é simples. Siga este passo a passo:
1. Abra o aplicativo CDT no seu celular. 2. Acesse a opção “Condutor”. 3. Selecione “Credencial de Estacionamento”. 4. Escolha entre “Credencial de Idoso” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”. 5. Clique em “Emitir Credencial”, aceite os termos e pronto!