Novembro Azul: saúde integral é o foco para o público masculino
O mês de novembro tem como foco a saúde integral do homem. O movimento internacional teve início em 2003 e nasceu com a meta de conscientizar e alertar a respeito do câncer de próstata. O mês foi escolhido em decorrência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro.
Histórico familiar, ou seja, pai, irmãos, tios acometidos pela doença, ascendência da raça negra e obesidade são fatores que potencializam o surgimento da doença, que tem alta taxa de cura e controle se descoberta na fase inicial.
Para fomentar o cuidado integral, ao longo do mês de novembro, a Unimed Cuiabá promove ações com propósito de conscientizar a população e incentivar que os homens procurem o serviço de saúde e desmitifique preconceitos. Afinal, cuidar da saúde é “coisa de homem”.
Para o médico urologista e presidente da Unimed Cuiabá, Carlos Bouret, é de grande relevância a quebra dos paradigmas quando o tema é a saúde do homem. “Os homens precisam considerar o serviço de saúde como espaços masculinos, sim. No entanto, para que isso aconteça também é preciso que se mude muitas vezes os espaços e o acolhimento. Além disso, é urgente que a mentalidade masculina comece a passar por mudanças e que este público entenda que saúde é assunto sério e um diagnóstico tardio pode ter consequências graves”.
O especialista ressalta que a campanha tem como intuito ver o homem como um todo, chamando atenção da sociedade para a importância da prevenção das doenças, quebrando tabus, provendo uma melhora na qualidade de vida. “As consultas regulares e exames devem ser realizados como forma de prevenção. Além da inclusão de hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e cuidados com a saúde mental. Precisamos estar sempre atentos e zelosos com nossa saúde”, reforça.
Dados estatísticos
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata ainda este ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge, principalmente, homens a partir dos 45 anos. Em Mato Grosso, estima-se que apareçam por ano, 1,1 mil novos casos da doença para cada 100 mil habitantes.
Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem os homens.
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.
Segundo levantamento realizado pelo Inca estima que deva surgir por ano no Mato Grosso, 1.240 casos novos de próstata; 270 de laringe e cavidade oral – câncer de boca; 50 de câncer de pele melanoma; 270 de cólon e reto; 280 casos novos de traqueia, brônquio e pulmão.
Por esta razão, a prevenção é o melhor caminho e o diagnóstico precoce pode auxiliar na cura.
O post Novembro Azul: saúde integral é o foco para o público masculino apareceu primeiro em O Documento.
Fonte: odocumento.com.br