Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Polícia Federal realiza grande operação contra crimes ambientais e extração ilegal de ouro em terras indígenas de Mato Grosso

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: PF-MT
Polícia Federal realiza grande operação contra crimes ambientais e extração ilegal de ouro em terras indígenas de Mato Grosso
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil, o IBAMA e a FUNAI, concluiu na última sexta-feira, 22 de novembro, uma importante operação de combate aos crimes ambientais e à ordem econômica nas Terras Indígenas Nambikwara e Vale do Guaporé, em Mato Grosso. A operação teve como foco o combate à extração ilegal de ouro, a desintrusão (ação de remover pessoas que ocupam uma área de forma ilegal, principalmente em terras indígenas) das áreas invadidas por garimpeiros e a apreensão de maquinários e instrumentos usados em atividades ilícitas de garimpagem e desmate.

A ação foi iniciada a partir de uma denúncia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), que alertou sobre a presença de garimpeiros ilegais na região. Esses indivíduos estavam realizando a extração ilegal de ouro e desmatando áreas para o transporte de madeira, usurpando matéria-prima da União e afetando diretamente as comunidades indígenas locais.

Ao chegarem ao local, as equipes de fiscalização flagraram caminhões e tratores sendo utilizados para o desmate ilegal e o transporte da madeira extraída da Terra Indígena. Além disso, uma grande quantidade de madeira estava pronta para ser retirada da área protegida, evidenciando a magnitude da exploração ilegal.

Durante a operação, foram apreendidos dois tratores, dois caminhões e cinco motocicletas. Também foram inutilizados três tratores e outras quatro escavadeiras hidráulicas, instrumentos essenciais para as atividades ilegais de garimpagem e desmatamento. Sete pessoas foram autuadas por infrações ambientais, e diversas frentes de exploração ilegal foram desmanteladas.

Em continuidade às ações de repressão, as equipes localizaram uma área de garimpo ilegal no interior da Terra Indígena Nambikwara, onde três pessoas foram presas em flagrante. As prisões foram realizadas por porte ilegal de armas, extração ilegal de minério e usurpação de matéria-prima da União. Outras 14 pessoas também foram autuadas pelo IBAMA por diversas infrações ambientais.

Além dos veículos e equipamentos apreendidos, os agentes encontraram uma escavadeira hidráulica e uma arma de fogo, todos objetos de investigação. Após o encerramento das atividades em campo, os envolvidos na operação, incluindo os autuados e os responsáveis pela atividade ilegal, serão incluídos em uma investigação em andamento para identificar os financiadores e possíveis envolvidos de maior hierarquia nas práticas ilícitas.

Esta operação reflete o esforço contínuo das autoridades para combater a exploração ilegal de recursos naturais, proteger as terras indígenas e garantir a integridade ambiental da região, em um combate direto aos danos causados por atividades criminosas que afetam não só o meio ambiente, mas também as comunidades indígenas e seus modos de vida.

Denuncie: 197/181.

Fonte: Comunicação Social | Polícia Federal / Mato Grosso.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *