Corpo de Bombeiros de Mato Grosso localiza mulher desaparecida em Jaciara após seis dias de buscas
Na última quinta-feira, 05 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, com vida, uma mulher de 44 anos que estava desaparecida há seis dias na região de mata do assentamento Poguba, em Jaciara–MT. A vítima, que sofre de esquizofrenia, foi encontrada debilitada e em estado físico comprometido, mas consciente.
O desaparecimento foi registrado no dia 29 de novembro, por volta das 16h30, quando o marido da mulher acionou a equipe da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9ª CIBM). Ele informou que a esposa estava sumida desde as 07h30 daquele dia, em uma área de mata. De imediato, as equipes de resgate se deslocaram até o local para iniciar as buscas.
Ao chegar na região, os bombeiros realizaram o reconhecimento do terreno e levantaram informações sobre o histórico de desaparecimentos da mulher, que, devido à sua condição de saúde, já havia fugido em outras ocasiões. Em 2023, ela havia desaparecido na mesma área por quatro dias, localizada posteriormente pela equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães da 9ª CIBM.
Com base nessas informações, a equipe iniciou as buscas utilizando dois binômios (militar e cão). As cadelas Meg e Mel, especialmente treinadas para esse tipo de operação, vasculharam a área de mata nas proximidades da residência da vítima. Ao longo dos dias seguintes, drones foram utilizados e o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi solicitado, com sobrevoos pela área, especialmente em pontos estratégicos como barracos abandonados e locais com grande presença de urubus.
Apesar dos esforços e das buscas aéreas, não foi possível localizar a mulher. Com isso, a equipe de resgate retomou as buscas terrestres com a cadela Mera, treinada para identificar odores específicos. Foi ela quem, com grande interesse, indicou uma área de mata onde os bombeiros concentraram ainda mais os esforços de busca. A vítima foi encontrada a aproximadamente 800 metros do ponto onde o cão havia sinalizado.
A mulher, embora viva, apresentava sinais graves de desidratação, ferimentos por abrasões, picadas de insetos e perfurações causadas por espinhos. Ela também demonstrava sinais de fome, medo e, durante o resgate, chamava por seu filho. Imediatamente, os bombeiros realizaram os primeiros atendimentos pré-hospitalares e a encaminharam para o Hospital Municipal de Jaciara. Não há, até o momento, informações detalhadas sobre o estado de saúde da vítima.
A operação de resgate, que envolveu esforços intensivos e o trabalho conjunto de cães especializados, drones e aeronaves, destaca a importância das técnicas de busca e salvamento utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, que mais uma vez demonstrou seu compromisso com a segurança e bem-estar da população de Mato Grosso.
EMERGÊNCIA 193.
Fonte: Assessoria | CBMMT.



